VISITAÇÃO AO LABORATÓRIO DE NANOTECNOLOGIA CEOSP!

  • 24/07/2014
  • Geral

 

Programa de Aproximação da Nanotecnologia às Instituições de Ensino Superior do Oeste Catarinense


O CEOSP é a primeira instituição do interior dos três estados do sul do Brasil com microscopia eletrônica. E desde 2010, quando inaugurado o primeiro centro de nanotecnologia na cidade de São Miguel do Oeste, o CEOSP tem promovido um programa de aproximação dos estudantes de nível médio à nanotecnologia.  Este programa também tem como meta complementar o conteúdo das disciplinas de ciências que discorrem sobre o tema microscopia e também despertar o interesse destes estudantes pela experimentação científica.

O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é o principal instrumento de um laboratório de nanotecnologia, porém o MEV é feito para observar amostras metálicas ou eletrocondutivas. Ou seja, a visualização dos espécimes que não tem boa condutibilidade elétrica (não metálicos) é mais complexa e necessita de uma ou mais etapas antes da visualização no MEV. Estas etapas constituem a preparação de amostras.

A visitação prevê a todas as etapas da preparação de amostras metálicas e não metálicas (materiais cerâmicos, osso, células, resinas, etc.). Estes procedimentos prévios expõem grande cientificismo e ainda podem ajudar a explicar ou esclarecer dúvidas sobre a nanotecnologia. A preparação das amostras trazidas pelos alunos do SENAI de São Miguel do Oeste (foto abaixo), e posteriormente visualizadas, evidencia o aproveitamento dos alunos no ato da visita.

 

 

A partir do segundo semestre de 2014, o CEOSP e a Associação dos Amigos do Oeste Catarinense - AAOC vão iniciar o mesmo programa na cidade de Chapecó e as instituições de ensino superior também serão convidadas a participar das visitações. Os alunos vão receber informações sobre o uso da microscopia eletrônica nas mais diversas áreas da ciência, desde as engenharias até as ciências biológicas, como farmácia, odontologia e medicina.

Nestas visitações os alunos terão aulas teóricas sobre Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV, bem como a sua associação com a Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios “x” - EDS. Ainda está previsto a visualização das amostras, de interesse específico dos cursos que estão elencadas abaixo e que poderão ser trazidas pelos visitantes:

- engenharias: avaliação da superfície de materiais para a construção civil, como cerâmicas, metais, cimentos, etc.;

- medicina: avaliação de tecidos ou células;

- farmácia: avaliação de fármacos, bem como seus invólucros;

- odontologia: estrutura dentária, adesivos dentinários e do esmalte, análise da superfície dos instrumentos ou materiais;

- alimentos: visualização de alimentos, análise das embalagens, etc.

Obs. As sugestões de amostras acima poderão requerer preparação prévia, como secagem ao ponto crítico ou deposição iônica (metalização), que deverão ser solicitadas com antecedência para a execução destas etapas durante a visitação.

 

O Programa de Visitação aos laboratórios do CEOSP/Nanotec é totalmente patrocinado pelo CEOSP/AAOC e não acarreta nenhum custo para a escola ou IES visitante.

O custo dos insumos para a preparação das amostras também são de responsabilidade dos CEOSP/AAOC.

 

O CEOSP e a AAOC esperam que esta iniciativa de promover a aproximação da nanotecnologia aos acadêmicos do oeste catarinense venha impulsionar a pesquisa de base nanotecnológica e também a utilização da microscopia eletrônica para alavancar a publicação científica da nossa região.