PESQUISE NO CEOSP!

  • 07/10/2011
  • Geral

O Ceosp oferece aos pesquisadores um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil. Este centro de pesquisa está disponivel para as mais diversas áreas da ciência, inclusive para a Odontologia.

Hoje o Ceosp mantém convênio de cooperação científica com várias instituições públicas ou privadas do país e tem se mostrado um aliado na produção de ciência com qualidade no Brasil. Os trabalhos e experimentos vão desde a visualização de alimentos (imagem 1) em parceria com o SENAI, até a observação de nanofibras (imagem 2), pesquisa desenvolvida em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Imagem 1

 

 

Imagem 2

 

Recentemente foi realizada no Ceosp uma pesquisa que mostra as diferenças entre o condicionamento dentinário feito com ácido cítrico e fosfórico feita pelo aluno André Henrique G. Royer, formando do curso de odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foram utilizados nesta pesquisa os laboratórios de ensaios mecânicos (para os testes de push-out) e de bionanotecnologia (para a preparação das amostras e obtenção das micrografias eletrônicas). O destaque deste trabalho foi a obtenção de imagens de "tags" com até 100 micrômetros de comprimento (imagem 3).  Por se tratar de estruturas muito delgadas e frágeis, a preparação destes espécimes necessitou cuidados especiais. O Ceosp espera que os resultados deste trabalho possam se tornar públicos numa boa revista ou peródico da área. 

Imagem 3