NOVOS FOLDERS DO CEOSP GERAM CURIOSIDADE !

  • 02/06/2012
  • Geral

O Ceosp lança o novo folder de divulgação dos cursos de especialização da Uningá em São Miguel do Oeste e duas imagens chamam a atenção ou despertam a curiosidade dos colegas.

FOLDER CEOSP UNINGA  2012

Como se trata de uma imagem pouco comum no dia-a-dia de um dentista, é cabido explicar um pouco sobre estas fotos. Primeiramente é importante salientar que estas imagens são muito familiares aos pesquisadores de materiais dentários, afinal se trata de um teste de micro-tração em que são usados pequenos palitos previamente preparados em equipamento destinado para este fim (neste caso foi utilizada a cortadora de precisão Isomet 1000), fixados num dispositivo para micro-tração tipo Geraldelli. Em seguida, o dispositivo Geraldelli é acoplado à máquina de ensaios universal Instron 5967 para medir a força necessária para desunir a resina do dente. Em seguida os palitos, após secos, foram posicionados num stub para receber uma camada condutiva (ouro) e posteriormente visualizados em MEV.

A imagem da direita mostra claramente as fibras colágenas expostas pelo condicionamento feito com ácido fosfórico por 30 segundos. Percebe-se também o resíduo de um tag que se rompeu durante o ensaio mecânico.

Em segundo lugar a intenção de mostrar as eletromicrografias, é de divulgar o que se dispõe em equipamentos para a pesquisa de alta tecnologia na nossa região. Isso pode aproximar os nossos colegas aqui do oeste catarinense, oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul a uma nova realidade de ensino alicerçado no conhecimento científico vivenciado na prática. O Ceosp vê a pesquisa com uma mola propulsora para o desenvolvimento e que a divulgação deste tipo de material possa motivar alguns colegas a se direcionarem para este mundo fantástico da investigação científica.