CEOSP/NANOTEC, UMA REALIDADE TECNOLÓGICA AQUI!

  • 31/01/2012
  • Geral

 

"O Brasil tem mostrado um grande crescimento econômico e isso tem refletido de modo direto no dia-a-dia do nosso povo. Hoje ostentamos o sexto posto da economia mundial, porém somos o sexagésimo sétimo quando o assunto é padrão social e o sexagésimo primeiro no ranking da tecnologia. Ou seja, não há uma relação direta entre o poder econômico de uma nação e a qualidade de vida de seu povo. Mas há uma relação entre o índice de desenvolvimento científico e tecnológico (IDCT) e o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O desenvolvimento científico e tecnológico é a forma mais objetiva e sensata de se alcançar a melhora da qualidade de vida do cidadão. A agregação de valor às nossas commodities oferece à economia maior lucro e ao brasileiro maior autoestima.
Até pouco tempo, a prioridade dos governos era a diminuição da fome do povo brasileiro. Era aceitável (e justificável) que os holofotes da pesquisa no Brasil fossem direcionados para os programas de erradicação da pobreza e na diminuição do déficit educacional do país. Isto explica o fato de que muitas universidades não tenham investido em pesquisa tecnológica. Hoje vivemos uma realidade diferente e o atual posto econômico do Brasil no cenário mundial exige um novo oriente para os projetos científicos. Exige-se que se invista em pesquisa tecnológica, mas antes disso, invista-se em pesquisadores e motivadores desta modalidade.
O Ceosp já está de portas abertas para a chegada do crescimento e espera contribuir para a nova realidade científica brasileira.
Acreditamos que o suprimento de tecnologias para atender todas as regiões do Brasil não ocorra imediatamente e pensamos que essa cobertura tecnológica possa se dar em conjunto com a iniciativa privada. As grandes IES (faculdades e universidades) podem usufruir dos Institutos de Ciência e Tecnologia privados e estes, receberem tratamento proporcional à sua contribuição no combate ao déficit tecnológico."
Texto: Prof. Marcos Giovanetti