Contato
  Triagem
  Casos Clínicos
  Serviços
  Dicas
  Biblioteca
  Fotos
  Vídeos
   
     
 
PESQUISA DE BIOMECÂNICA EM ORTODONTIA EM CHAPECÓ ! - 28/05/2013

Os alunos do curso de aperfeiçoamento em ortodontia do Ceosp de Chapecó avaliaram o atrito do fio de níquel/titânio em braquetes ortodônticos com ligaduras elásticas (borrachinha) e ligaduras metálicas (amarrilho). Os dois sistemas de fixação foram submetidos a testes de tração com a máquina de ensaios universal Instron do Laboratório de Ensaios Mecânicos do Ceosp.

Os resultados mostraram que o uso dos amarrilhos metálicos reduz consideravelmente o atrito do fio contra o braquete, enquanto que as borrachinhas aumentam o atrito em cerca de 5 vezes. O professor Marcos Giovanetti destacou que o sistema de baixa fricção é a base da mecânica dos braquetes autoligáveis muito divulgados no mercado, atualmente.

O gráfico abaixo mostra o comportamento dos dois sistemas estudados considerando o uso do fio de secção 0.014" no interior dos "slots" 0,022" x 0,028" em braquetes pré-programados (Roth).

 

 
 
   
Rua XV de Novembro - 482 - Centro
São Miguel do Oeste - SC
Tel: (49)3323-7845 / (49)3622-3440
© Ceosp - Todos direitos Reservados ExpandWEB - Desenvolvimento, criação, manutenção de web sites - Hospedagem WEB e Publicidade e Propaganda :: www.expandweb.com